09/02/2009

Comentário ao livro "As Intermitências da Morte" de José Saramago


Esta foi a minha primeira experiência com Saramago....Como muitas pessoas , confesso que estava renitente em ler livros deste escritor, talvez devido às criticas que ouvi ou li sobre o modo como escreve (falta de pontuação, falta de parágrafos, etc).


Contudo, como num Natal de há uns anitos tive este livro de presente e como li trechos do livro "Ensaio sobre a Cegueira" e até gostei, resolvi pegar nele e formar a minha própria opinião sobre o escritor.

Confesso que foi uma agradável surpresa e ainda bem que fui contra todos os preconceitos e segui o meu instinto.

De facto, José Saramago não é um escritor comum: não faz parágrafos, não coloca pontos de exclamação ou de interrogação... Mas, a meu ver, isso é o que conta menos! Afinal, compreende-se a história, os diálogos, tudo...

Quanto ao assunto central deste livro em particular - a morte- é muito curiosa a caracterização que lhe é feita e aquilo que supostamente é um tema nostálgico e sombrio, torna-se numa ironia e até chegamos a simpatizar com a morte....É verdade!!! Assim de repente é estranho com certeza mas quando lerem perceberão o que quero dizer...

Para além disso, o livro é, no fundo, uma reflexão sobre diferentes questões tais como: devemos ou não devemos morrer? Se não morrêssemos o que aconteceria? E se soubessemos de antemão que íamos morrer em tal dia, mudaríamos alguma coisa?

Colocadas desta forma estas questões parecem frias e mórbidas. Contudo, estas são enunciadas ao longo do livro de uma forma irónica e com muito sentido de humor...

Em suma, esta foi uma óptima leitura, agradável e, inclusivamente, já comprei um novo livro do escritor - Ensaio sobre a Lucidez - e com certeza que irei ler o livro "Ensaio sobre a Cegueira"e, claro, também vou ver o filme....

Classificação: 5 - Muito Bom

1 comentário:

  1. Eu, sinceramente, adoro Saramago. É um verdadeiro escritor, que nos apresenta trabalhos originais e absorventes! Nunca me senti intimidado com o seu tipo de escrita ;)

    ResponderEliminar